L CONSTRU O
PASSO 1
Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente
A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionados ao consumo energético.
HTTP:// www.dicyt.com/noticia/sustentabilidade-na-contrução-civil
Henrique Mendes- Bioquímico pela UFJF com MBA em Gestão Ambiental pela FIT. Gerente de negócios da Neutralize Carbono e consultor na GREEN DOMUS.
PASSO 2
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
OBJETIVO 1:
Materiais de Mudanças de Fase (PCM, sigla em Inglês) ou matérias termo-ativos.
AÇÃO:
A- Isolamento Térmico
B- Armazenamento de energia
C- Utilização de Parafinas
RESULTADOS ESPERADOS:
Por meio da utilização de parafinas microencapsuladas que podem ser dispersas em rebocos de revestimento, a fim de garantir o conforto térmico e reduzir o consumo nas edificações. Isso é possível a partir do acúmulo energético da fusão de parafinas.
OBJETIVO 2:
Diminuição dos gases do efeito estufa.
AÇÃO:
Coberturas de telhas substituídas por vegetação.
RESULTADOS ESPERADOS:
Proporciona o combate às ilhas de calor urbano, absorvendo gases do efeito estufa emitidos por veículos. Diminui parte das águas de chuva que poderiam alagar bueiros. Ajudam a combater enchentes e outros problemas ocasionados por temporais, pois não são impermeáveis.
(Vanessa Gomes, professora da faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP).
PASSO 3
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
OBJETIVO 1:
Equilíbrio