Karl Marx e o materialismo histórico e dialético
Com o estudo do pensamento de Karl Marx, nossos objetivos são:
• Compreender o processo de estabelecimento de diferentes formas de desigualdades e entender suas causas, persistências, possibilidades e dificuldades de amenizações;
• Esclarecer as bases sociais sobre as quais se assentaram as desigualdades;
• Refletir sobre o processo de criação, reprodução e aprofundamento das desigualdades sociais.
Suas principais obras são:
• A ideologia alemã (1845);
• Manifesto do Partido Comunista (1848);
• O capital: crítica da economia política (1867).
Marx foi um pensador que recebeu influências de várias ciências e teve peso na atuação política de muitas gerações que o sucederam.
Iniciaremos nossa exposição discutindo o método de análise desse filósofo. CIÊNCIAS SOCIAIS
Karl Marx foi fortemente influenciado por Hegel (1770-1831), que sistematizou os princípios da dialética.
A dialética considera que as coisas possuem movimento e estão relacionadas umas com as outras. Desse modo, a realidade seria vista como um constante devir e seria marcada pela luta de opostos, como, por exemplo, vida versus morte, saúde versus doença etc. Nesse modelo de análise, é a contradição que atua como verdadeiro motor do pensamento.
Observação
Para Marx, os fatos econômicos constituem a base sobre a qual se apoiam outros níveis de realidade, como a religião, a arte e a política, por exemplo. Assim, ele parte da análise da estrutura econômica da sociedade para colocar em evidência os antagonismos e contradições do capitalismo.
CONCEITOS
1- Divisão do trabalho social
Ao partir do pressuposto de que é a base econômica que determina as outras formas de organização da sociedade, Marx concebe o trabalho como atividade fundamental do ser humano e, para compreender as transformações do trabalho ao longo da história, analisa suas relações.
Nas sociedades tradicionais (antigas e simples), era possível que sozinhos os