Karl Marx-Materialismo Histórico e Dialético
1-Materialismo Histórico:
Karl Marx chamou de Materialismo Histórico, como sendo seu método de análise da organização econômica humana e toda sua forma produtiva. A tese do Materialismo Histórico de Marx aborda a história das sociedades antigas até os tempos atuais, originando-se da exploração do homem pelo homem, nas diferentes classes sociais. Na época antiga, na qual a base econômica estava baseada na agricultura e escravidão, havia a relação: Senhor e escravos. Os servos foram oprimidos pelos senhores feudais, já no capitalismo, sendo a classe operaria pela Burguesia.
Marx desenvolveu uma concepção materialista da história, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada, constitui o fator determinante da organização politica e das representações intelectuais de uma época, assim a base material ou econômica constitui a Infraestrutura da sociedade que exerce influência direta na superestrutura.Marx, concebe a estrutura de qualquer sociedade como constituída pelos «níveis» ou «instâncias», articulados por uma determinação específica: a infraestrutura ou base econômica («unidade das forças produtivas e das relações de produção),e a superestrutura) que comporta em si mesma dois «níveis»ou «instâncias»: o jurídico-político (o direito e o Estado) e a ideologia(as diferentes ideologias, religiosas, moral, jurídica, politica, etc.).(ALTHUSSER, http://pt.scribd.com/doc/214849577/Althusser-Louis-Ideologia-e-Aparelhos-Ideologicos-de-Estado, acessado em 20/05/2014).
Para Marx a estrutura de uma sociedade se divide em dois fatores econômicos: as forças produtivas e as relações de produção.
Forças produtivas e relações de produção são condições naturais e históricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade. A forma pelo qual ambas existem e são reproduzidas numa determinada sociedade constitui o que Marx denominou “Modo de Produção” (Costa, 2005, p.121