i help us
Demonstrar de forma prática os conhecimentos previamente estudados em sala de aula.Além de observar o comportamento dos metais de transição do quarto período da tabela periódica, analisa-los quanto a sua reatividade e capacidade de formar reações entre outras.
Resultado e discussão:
1) Cromo:
1.1 - Redução do íon Cr2O7²-:
Assim que a solução de K2Cr2O2 foi adicionada 2,0 ml de solução de H2SO4, a coloração se manteve laranja. Após a adição de alguns cristais de sulfito de sódio a coloração da solução passou a verde.
Os cromatos metálicos são usualmente sólidos coloridos, produzindo soluções amarelas quando solúveis em água.Na presença de ácidos minerais diluídos, isto, é de íons hidrogênio, os cromatos são convertidos á dicromatos:
2CrO42 - + 2H+ Cr 2 O 72 - + H 2 O
A solução ácida de cromato é reduzida por sulfato de hidrogênio e uma solução verde é formada, essa coloração é devido à presença dos íons cromo III.Com a adição de sulfito de sódio, que faz com que o cromo oxide o íon sulfito a íon sulfato e como o íon sulfato acaba participando da esfera de coordenação é possível observar a cor verde. O cromo admite os números de oxidação +6 e +3, o íon dicromato oxida o íon sulfito a íon sulfato. Podemos explicar a formação do sulfato de cromo (III) [Cr SO4(H2O)5]2SO4 aquoso a partir da seguinte reação abaixo:
K2Cr2O7(aq)+ 4H2SO4 (aq) + Na2SO3 (s)+ H2O(l) [Cr SO4(H2O)5]2 SO4 (aq) + Na2SO4 (aq)+ K2SO4 (aq)
1.2 - Caráter anfótero do Cr(OH)3
Ao adicionar a solução hidróxido de sódio dois tubos de ensaio contendo cloreto de cromo III, a solução de coloração verde límpido fica turva e verde mais claro, isso se deve a formação do hidróxido de cromo III, conforme a reação abaixo:
[CrCl2(H2O)4] Cl(aq) + 3 NaOH(aq) → Cr(OH)3(s) + 3 NaCl(aq) + 4H2O(l)
Ao continuar adicionando hidróxido de sódio aquoso em excesso, o precipitado é solubilizado pela formação do complexo a solução fica verde límpido conforme a reação:
Cr(OH)3(s)