TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO
Ele trabalha se apoiando nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs), nas (NBRs) Normas Brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nas NTs (Normas Técnicas) do Corpo de Bombeiros e outras.
Hoje iremos mostrar como tudo começou. Através do Técnico de Segurança do Trabalho nasceu o SESMT. E hoje depois de muitos anos de existência algumas dificuldades permanecem. Talvez as maiores sejam conscientizar os funcionários e conscientizar o empregador. Conscientizar os funcionários é importante para que os mesmos adotem as medidas de segurança necessárias. E Conscientizar o empregador é importante para conseguir recursos para implantar as medidas de segurança necessárias.
UM POUCO SOBRE O COMEÇO DA HISTÓRIA
Desde os tempos pós Jardim do Éden o homem teve que se aventurar na busca por alimento, e como bem sabemos, em tudo que fazemos existe algum tipo de risco, e com o trabalho no início dos temos não foi diferente.
Talvez a primeira proteção que o homem adotou foram às roupas. As roupas além de cobrirem a nudez protegiam contra o frio, calor, umidade, o corte em folhas de árvores, arbustos, etc.
Para o trabalho talvez o primeiro equipamento de proteção tenha sido os utensílios de pedras, os machadinhos, as facas, as lanças. Eles diminuíam o esforço humano e conseqüentemente as lesões, e proporcionavam um trabalho mais eficiente.
A SEGURANÇA DO TRABALHO COMEÇA E TOMAR FORMA
O primeiro relato mais profundo a respeito da Segurança do Trabalho ocorreu através do que é considerado o “Pai da Medicina”. Hipócrates que viveu entre 460 a 370 antes de Cristo, e documentou a doença dos trabalhadores nas minas de estanho.
O PRIMEIRO GRANDE MOVIMENTO PREVENCIONISTA
Antes do