H Rcules
Hércules (ou Héracles), foi o maior de todos os heróis da Mitologia Grega. Filho de Zeus e da mortal Alcmena, esposa de Anfitrião.
Segundo o mito, aproveitando o fato de que Anfitrião estava na Guerra dos Sete Chefes, Zeus se fez passar por ele, ao retornar da batalha, Anfitrião descobriu a traição, e, irado construiu uma grande fogueira para queimar Alcmena viva. Zeus então, mandou nuvens de chuva para apagar o fogo, o que acabou fazendo com que Anfitrião aceitasse o nascimento de Hercules.
A deusa Hera, esposa de Zeus, com ciúmes da traição, enviou duas serpentes para matar Hércules ainda no berço. Entretanto mesmo bebê, Hércules, com as próprias mãos, estrangulou as serpentes.
Quando adulto, Hera provocou em Hércules um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco, que foram chamadas de “Os doze trabalhos de Hércules”.
1.Matar o leão de Neméia.
2.Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo
3.Capturar a corça de Gerínia
4.Acabar com um javali selvagem gigantesco
5.Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos
6.Acabar com as aves do lago Estinfale
7.Capturar um touro louco na ilha de Creta
8.Eliminar as éguas do rei Trácia
9.Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita
10.Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eritéia
11.Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides
12.Capturar o cão de três cabeças Cérbero, guardião dos portões do inferno
Ao realizar as doze tarefas, além de se redimir pela morte de sua esposa e de seus filhos, Hércules conquistou a imortalidade.
Casou-se com Dejanira, que sem querer lhe causou a morte. Na condição de imortal, Hércules foi transportado para o Olimpo, onde se casou com a deusa da juventude, Hebe.