H, jhjhjhjh
6671 palavras
27 páginas
Léxico e cultura dos pescadores do município de Raposa, MaranhãoRaquel Pires Costa Maria Cândida Trindade Costa de Seabra Resumo: A comunidade de pescadores da Raposa está localizada a aproximadamente 47 km de São Luís, Maranhão, e é formada basicamente de famílias de pescadores oriundos de Acaraú, Ceará, que migraram de sua terra natal na década de 50. Buscamos, neste trabalho, observar em que medida o léxico de uma comunidade que trabalha com a pesca retrata a realidade sociocultural desse grupo. Após análise dos dados, constatou-se a existência de um vocabulário regional no qual os vocábulos referentes à pesca têm grande destaque e são evidentes as influências das marcas da estrutura sociocultural da região do Ceará onde se situa Acaraú. Os resultados obtidos por meio de nossa pesquisa evidenciaram aspectos históricos, sociais e culturais da região, destacando a importância do léxico relacionado à pesca para o município da Raposa. Palavras-chave: Léxico. Cultura. Linguística. Raposa. Introdução A comunidade1 de pescadores do município de Raposa, localizada a aproximadamente 47 km de São Luís, Maranhão, é formada basicamente de famílias de pescadores oriundos de Acaraú, Ceará, que migraram de sua terra natal na década de 50. Em pesquisa realizada em 1980, a comunidade foi identificada como
um isolado sócio-antropológico, ou uma ilha linguística encravada no torrão sãoluisense, cujas peculiaridades sociais, antropológicas e linguísticas constituíam um excelente campo de pesquisa para as ciências humanas, um campo dos mais puros, quase em caráter experimental. (AZEVEDO et al.,1980, p. 15).
Conhecendo alguns trabalhos já desenvolvidos nessa região, interessamo-nos por retornar a essa comunidade para verificar se o hábito de contar histórias permanecia. Chamou nos a atenção uma série de ocorrências de lexias não dicionarizadas e, também, o relato de um pescador que dizia da dificuldade de comunicação entre seus colegas pescadores e os engenheiros.
Revista