GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
RESUMO
Nos dias atuais o mercado vem sofrendo grandes transformações junto ao crescimento tecnológico e desenvolvendo novas estratégias para aquecer o mercado deixando-o mais competitivo entre as empresas. A procura de produtos e serviços com prazos reduzidos, pronta entrega, sem afetar a qualidade do produto, sua flexibilidade e sua pontualidade de entrega vem tornando-se cada vez mais frequentes. Visando isso, noO presente artigo cientifico visa apresentaremos os principais conceitos relativos daà Gestão da Cadeia de Suprimentos,através de pesquisa bibliográfica, e e tem como objetivo demonstrar que com uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos, as empresas poderão alcançar diferencias competitivos no mercado para atender àsa demandas com maior rapidez, pontualidade, flexibilidade, menor custo.
PALAVRAS-CHAVE: Supply Chain Management; Gestão da Cadeia de suprimentos; Competitividade.
1. INTRODUÇÃO
O mercado global cada vez mais competitivo, o ciclo de vida dos produtos reduzidos e as grandes expectativas dos clientes, fizeram com que as empresas focassem na importância da Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) que junto ao avanço tecnológico tem representado uma nova e promissora fronteira para as empresas interessadas em vantagens competitivas de forma efetiva, expandida e atualizada, abrangendo a cadeia produtiva, integrando e melhorando a gestão de todos os parâmetros da rede (transporte, estoques, custos, etc.).
A cadeia de suprimentos, de acordo com Swaminathan, Smith e Sadeh (1996), pode ser definida como sendo uma rede de entidades de negócios autônomos ou semiautônomos responsáveis coletivamente pelas atividades de compras, produção e distribuição associadas com uma ou mais famílias de produtos.
Lee e Billington (1995) possuem uma definição similar na qual afirmam que uma cadeia de suprimentos é uma rede de entidades que compram matérias-primas, transformam-nas em produtos