GERENCIADOR DE ARQUIVOS.
INTRODUÇÃO.
Como o próprio nome diz, gerenciadores de arquivos são utilizados para gerenciar os arquivos contidos em nosso computador. São utilizados para copiar, movimentar, excluir, organizar, todas as atividades de gerenciamento de arquivos, e podem inclusive ser utilizados, para instalar programas, existindo então muitos gerenciadores diferentes, geralmente de acordo com o sistema operacional utilizado no PC. Alguns exemplos de gerenciadores de arquivos:
Windows Explorer (Windows).
Konkeror.
Finder (Mac OS X).
Nautilus.
Entre muitos outros...
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Apresentar o Windows Explorer e suas diversas funcionalidades, bem como principais locais usados para trabalho;
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Área de Trabalho;
Botão Iniciar;
Modos de apresentação;
Descrever as funções dos ícones: fechar, maximizar e minimizar;
Locais;
Criação de Pastas;
Copiar, Recortar, Colar e Mover;
Renomear;
Excluir;
Localizar;
ÁREA DE TRABALHO. Ao inicializar o computador, a primeira visão que você terá, será da área de trabalho, nela você terá acesso aos principais locais arquivos e pastas do seu computador, através de atalhos, e também do botão Iniciar.
Figura 1: Área de Trabalho.
BOTÃO INICIAR: O Botão Iniciar é o seu principal ponto de partida, nele você terá acesso a todos os locais do computador. Clique sobre o botão e uma janela se abrirá, nela você deverá dar um clique sobre o nome do arquivo com o qual deseja trabalhar. Figura 2: Iniciar
MODOS DE APRESENTAÇÃO. Ao clicar sobre o nome do arquivo, uma nova janela se abrirá se sobrepondo á área de trabalho, nela o programa ou arquivo se inicializará. É através de janelas que o Windows exibe seus arquivos e programas.
FECHAR, MAXIMIZAR E MINIMIZAR. Ao abrir a nova janela, você poderá notar no canto superior esquerdo três botões, neles você poderá: Fechar o programa ou arquivo. Maximizar a janela. Minimizar a janela. Ao minimizar a janela, um ícone próprio