G s Natural e Petr leo
Introdução
Falar de Gás natural e Petróleo é falar de hidrocarbonetos de grande importância na vida do Homem, pois é fonte de muitos produtos, indispensável para o seu sustento e comercialização.
Petróleo, encontra-se em zazigos subterrâneos no subsolo localizado localizados penas em bacia sedimentares e o mesmo formou-se durante milhões e milhões de anos hoje em dia usamos os produtos da sua refinação para vários fins, como, no consumo automóvel, como combustível para aviões, e com o fruto da destilação podemos obter a análise de borracha, fibras, detergentes, insecticidas, resinas, e mais.
Gás natural, factor económico também de sobe a importância e de grande uso e é usado domiciliários, em empresas indústrias e vários outros sectores ligados a matérias-primas,
“Hidrocarbonetos”.
É no presente trabalho que falaremos do Gás natural e do Petróleo adquirimos mas conhecimentos sobre a matéria.
Objectivos
Conhecer epistemologicamente a origem, a formação, o processo da extracção, a sua composição e as aplicações dos hidrocarbonetos, nomeadamente; Gás natural e petróleo.
Origem do petróleo
A palavra petróleo prove do latim “petra” = pedra, rocha e “oleum” = óleo.
O petróleo antes de sofrer de qualquer transformação e designado por “petróleo bruto” e comercialmente conhecido por “crude”. E um líquido de cor escuro e cheiro característico. Insolúvel em agua e, um pouco mais leve do que esta.
Origem do petróleo
A origem do petróleo sempre foi bastante polémica, tendo existindo teorias orgânicas e inorgânicas para o seu esclarecimento. As que se mais destacam são:
Teorias orgânicas (ou normal)
Foi definida por Mendeleeve, Moissang, Brthelot e outros grandes ciências químico. Segundo esta, os hidrocarbonetos simples constituintes do petróleo surgiram por hidrólise de carbetos metálicos formados no subsolo e os hidrocarbonetos mais complexos, formados a partir dos mais simples, por meio de reacções de adição e polimerização.
Ex: CaC2+ H2O----Ca