BS 22 Setor De Petr Leo E G S Natural P
Setor de petróleo e gás natural: perfil dos investimentos
Claudia Trindade Prates
Ricardo Cunha da Costa
Florinda Antelo Pastoriza
http://www.bndes.gov.br/bibliotecadigital
Claudia Trindade Prates
Ricardo Cunha da Costa
Florinda Antelo Pastoriza*
* Respectivamente, do Departamento de Gás, Petróleo e Outras Fontes
Alternativas (Área de Infra-Estrutura) e do Departamento de Indústria
Pesada do BNDES.
PETRÓLEO E GÁS NATURAL
SETOR DE PETRÓLEO E GÁS
NATURAL: PERFIL DOS
INVESTIMENTOS
Resumo
O artigo apresenta um panorama do setor de
petróleo e gás natural, situando a produção nacional em relação à produção mundial, destacando os principais segmentos da cadeia produtiva e procurando identificar gargalos para o desenvolvimento do setor. Os investimentos realizados são apresentados, assim como as necessidades de investimentos futuros.
Os principais segmentos analisados são: Exploração e Produção, inclusive plataformas e navegação de apoio às plataformas, Refino de Petróleo, Infra-Estrutura de Gás Natural (Transporte de Distribuição) e Fornecedores para Indústria de Petróleo e Gás Natural.
Em seguida, apresentam-se os financiamentos do BNDES para o setor, não só os financiamentos e investimentos em carteira por segmento, como também a evolução dos desembolsos por segmento. Com base nessas informações, pode-se inferir para onde devem ser direcionados os financiamentos futuros.
As principais conclusões são que os investimentos no setor são crescentes. Todavia, apontam-se preocupações sobre alguns segmentos, para os quais a demanda está praticamente estabilizada ou chegando a um limite. Para esses segmentos, é necessário adaptar a indústria local para produzir produtos diferenciados (indústria naval) ou torná-la competitiva internacionalmente.
Por outro lado, há segmentos onde há ainda necessidade de investimentos vultosos como exploração e produção, infra-estrutura de gás natural e refino de petróleo.
4
Setor de Petróleo e Gás Natural: Perfil