FICHAMENTO
CONTAR HISTÓRIAS UMA ARTE SEM IDADE
Ficha Bibliográfica
Contar História Uma Arte Sem Idade
Maria Betty Coelho Silva
9ª Edição
Editora Ártica – São Paulo
Betty Coelho nasceu no dia 24 de abril de 1923 em Alagoinhas. Sua trajetória de vida é cheia de histórias que atraem e encantam crianças, adolescentes e adultos, que por mais de 50 anos formou gerações de contadores de histórias. A obra da autora: CONTAR HISTÓRIAS UMA ARTE SEM IDADE, baseia-se na sua descoberta e no prazer que a acompanha no ato de contar histórias para crianças. Ao começar a ler o livro, logo percebi que usou de sua vivencia com as crianças para tentar levar ao leitor a magia de poder encantar a que ouve uma história. A arte de contar história, é milenar e aos poucos esta sendo deixada de lado, sem dar a ela seu merecido reconhecimento. No entanto, a autora faz um resgate relevante, quando se vê diante de uma sala tumultuada.
A autora conta sua primeira experiência como estagiaria do curso de normal, em uma escola com a classe de primeira série.
”Toda teoria tão bem estudada não se enquadrava ali, naquele instante. Num relance a intuição: vou contar uma história.” (p. 7)
“Aprendi a primeira lição de magistério: ouvir histórias e contar são coisas de que as crianças gostam muito. Daí por diante, não parei de aprender com as crianças,observando-lhes as reações, interpretando suas atitudes e refletindo sobre isso. Contar história ficou sendo minha atividade predileta”. ( p.08)
“Histórias faz todos sorrirem, a aula passa ser uma divertida brincadeira – e gente grande volta a ser criança” (p.10)
É constatado que a história é fonte de prazer e contribui muito no desenvolvimento da criança. Mas autora ressalta que não se pode ter improvisos, pois, o sucesso da narrativa depende do bom conhecimento da história.
“O sucesso da narrativa depende de vários fatores que se integram, sendo fundamental a elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o improviso em