FATOS HISTORICOS E CONCEITOS ESSENCIAIS DA INTERNET
-ARPANET
Desenvolvida no último ano da década de 60, esta rede de computadores é considerada a mãe do que hoje se designa por Internet.
Através da ARPA o departamento de defesa norte americano criou uma rede experimental de troca de informação entre computadores com o reduzido número inicial de quatro máquinas, comunicando entre si pela rede telefônica.
-SURGIMENTO DA INTERNET
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
-TCP/IP
De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.
-INTERNET COMERCIAL
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. Em maio de 1995 o serviço começou a funcionar de forma definitiva e, para evitar o monopólio estatal da internet no Brasil, o Ministério das Comunicações tornou O IP público é um endereço que é acessível atraves da internet. Este endereço é atribuido pelo seu