F Sica Experimental G Relat Rio 2
Experimento – Resistência elétrica e Lei de Ohm
26/08/2014
Participantes
Ciro Fraga Alegretti – 10/0009301
Pedro Henrique Braga Sobral – 10/0038191
Tùlio Maia De Santana – 10/0021441
Introdução
Resistores são dispostivos elétricos que tem como função transformar energia elétrica em térmica. Os resitores também podem ser utilizados para infringir à corrente elétrica uma dificuldade de passagem, limitando assim a sua intensidade. A medida dessa dificuldade de passagem apresentada á corrente é a resistencia elétrica, que tem como unidade de medida no Sistema Internacional(SI) o ohm (Ω).
Existe um gênero, ou mais precisamente uma aplicação específica para esses componentes, os resistores de proteção que são utilizados para manter a dissipação da potência em algum dispostivo dentro de um limite estipulado.
Para o cálulo da resistência podemos utilizar a lei de Ohm que diz que:
R=V/I,
sendo “R” a resistência, “V” a tensão e “I” a corrente.
A potência(P) é a medida que indica quanta energia elétrica (E) algum dispositivo consumiu por segundo e pode ser expressa através da equação matematica: P = RI²
A Unidade no SI da é o Watts (W).
Diodos são – geralmente - semicondutores construídos por uma junção PN, sendo o P o ânodo e N o cátodo. A polarização direta no diodo ocorre quando o lado positivo da fonte entra em contato com o ânodo e o lado negativo com o cátodo. Nessa configuração a passagem de corrente elétrica é permitida. Chamamos de polarização indireta quando o contrário do descrito acima ocorre, o que ocasiona no bloqueio da corrente elétrica.
Objetivos:
O objetivo deste experimento é aumentar o nível de conhecimento acerca da resistência elétrica para a análise do comportamento de componentes elétricos
lineares e não lineares, verificando, assim, a lei de Ohm através das curvas de cargas de cada dispositivo.
Materiais:
2 multímetros;
1 fonte controlada de tensão/corrente;
1 lâmpada de 3 a 6V e 100 a 250 mA;
1