Karl Marx Economia Politica
Disciplina: Economia Política
Professor: Angélica Pinheiro
Aluno (a): Yara Martins Costa
Resumo: Economia Política: uma introdução crítica.
Economia Política: da origem à crítica marxiana. Nas teorias que se voltam para a vida social tem objetivo a analise das realidades da natureza, nessas teorias nunca existem formulações neutra, assépticas ou desinteressadas. O economista Gunnar Myrdal observava que uma ciência social desinteressada constitui um puro contrassenso. Tal ciência jamais existiu e nunca existirá.
A Economia Política Clássica. Smith e Ricardo encontram duas características centrais da teoria. A primeira, centrado em questões relativas aos trabalhos, ao valor e ao dinheiro, à Economia Política interessava compreender o conjunto das relações sociais que estava surgindo na crise do Antigo Regime. A segunda era tratada como as principais categorias econômicas, eles as entenderam como categorias e instituições naturais que, uma vez descobertas pela razão humana e instauradas na vida social, permaneceriam internas e invariáveis na sua estrutura fundamental. A Economia Política Clássica expressou o ideário da burguesia no período em que esta classe estava na vanguarda das lutas sociais, conduzindo o processo revolucionário que destruiu o Antigo Regime.
A Crise da Economia Política Clássica. A cultura ilustrada condena um projeto de emancipação humana que foi conduzido pela burguesia revolucionária: liberdade, igualdade e fraternidade. A emancipação do regime burguês não é a emancipação humana, e sim a emancipação política. O regime burguês emancipou os homens das relações de dependência pessoal, vigente na feudalidade, mas sim a liberdade política esbarrou sempre num limite absoluto que é o próprio regime burguês. A burguesia experimentava uma profunda mudança que era renunciar seus ideais emancipadores e converte-se numa classe no qual o interesse é a conservação do que regime que estabeleceu, convertendo-se em classe