F Sica Experimental Pr Tica 3
Laboratório de Física I
Relatório da Prática # 3
Lançamento de Projétil
Nome : Edmar Moreira Junior
Matrícula : 2015.1.01789.11
Professor : Dr. Roberto Magnago
1 Introdução
Este relatório apresenta o experimento de uma esfera que é lançada horizontalmente de uma rampa a fim de estudar a composição dos movimentos tanto no eixo y(verticalmente) quanto no eixo x(horizontalmente). Com este estudo é possível que ambos movimentos apesar de serem simultâneos, são independentes.
2 Desenvolvimento Teórico
A esfera foi abandonada de três posições da rampa, e assim ela desenvolveu um movimento de queda livre fazendo uma trajetória parabólica na qual pode-se estudar dois movimentos: Movimento horizontal, na qual a resultante das forças é nula, fazendo com que a aceleração horizontal seja também nula, consequentemente a velocidade é constante demonstrando ser um movimento retilíneo uniforme. Já o Movimento vertical, despreza-se a resistência do ar para efeitos de estudos, fazendo com que a única aceleração presente seja a aceleração da gravidade(g=9,8m/s²), assim seu movimento é classificado como movimento retilíneo uniformemente variado.
3 Materiais Utilizados
Régua, papel ofício, papel carbono, uma esfera de lançamento metálica, e um conjunto para lançamentos horizontais Moller.
4 Desenvolvimento do Experimento
A rampa foi colocada próxima ao papel ofício que continha o papel carbono por baixo. Assim, o prumo marcou o espaço horizontal inicial e foi adotado que o nível da rampa seria o ponto (0,0) do plano cartersiano imaginário. Assim a esfera foi lançada 3 vezes para cada altura diferente visando minimizar erros grosseiros. Os pontos marcados com tinta do papel carbono no papel ofício pelo quique da bola foram medidos e foi observado que à medida que se aumenta a altura o alcance obtido é maior pois sua velocidade adiquirida ao longo de todo trajeto se torna maior.
5 Resultados e Discussões
Através da equação horária; Y