Carboidratos S O Mol Culas Org Nicas Formadas Por Carbono
Classificam-se:
Monossacarídeos: possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono, tem sabores adocicados e dependendo do numero de átomo de carbono podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose.
Dissacarídeos: são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica (hidrólise).Três exemplos muito conhecido são: Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose).
Polissacarídeos: são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica.
Processo de Glicose,Glocogenólise,Gliconeogênese:
Gliconeogênese: substâncias que não são carboidratos, como proteínas e glicerol, transformam-se em glicose. É uma via substituta da glicogenólise, para quando os níveis de glicogênio já não podem mais diminuir, uma vez que estes tem um limite máximo de seu consumo. Tanto a glicogenólise quanto a gliconeogênese são respostas defensivas ou adaptativas para combater uma hipoglicemia.
Glicose:É um açúcar simples usado pelo corpo para obter energia,encontra-se no sangue através dos alimentos.A diferença da glicose dos doces para as demais glicoses,é que ela leva segundos para serem quebradas,quanto as outras demoram horas para q isso ocorra.
Quando se tem um nível muito grande de glicose no sangue á índice de diabetes.
Glicogenólise:Ativa-se as enzimas glicogenólise quando se faz alguma atividade física. O glicogênio hepático é aquele que contribui para o aumento da glicemia. O glicogênio do músculo serve para a via glicolítica, para produção de ATP.