ATPS DE F SICA Taylor

1866 palavras 8 páginas
1. Introdução:

As etapas realizadas neste relatório visam de forma geral, dimensionar a potência de um elevador para transporte de pessoas e elaborar o cálculo de tráfego do mesmo visando às normas técnicas vigentes conforme a ABNT, bem como integrar o estudante de engenharia a postura de um profissional da área na resolução de problemas semelhantes ao do desafio proposto.

2. Metodologia

2.1. Etapa 1

2.1.1 Passo 1 Para escolher o tipo de elevador a uma determinada edificação, é necessário verificar se o tipo a escolher vai atender as normas técnicas exigidas para tal edificação. Os elevadores recomendados para uso em edifícios residenciais são: -Elevador hidráulico: funciona montado sobre um pistão hidráulico acionado por uma moto-bomba. A cabine é fixada diretamente no pistão, desprezando o uso de cabos. -Elevador elétrico: funciona através de cabos acionados por um motor elétrico. É o mais utilizado em edifícios residenciais. Também existe o elevador a vácuo, ainda pouco utilizado, este funciona acionado por um compressor. Alguns parâmetros que decidem a utilização do tipo de elevador, são: Instalação, segurança, velocidade, ruído, custo, sustentabilidade.

2.1.2 Passo 2 O elevador é uma cabina, que desliza apoiada em trilhos com ajuda de cabos e um contrapeso, acionados através de uma máquina. No interior de uma edificação residencial, este serve para o deslocamento de pessoas e pequenas mudanças.
A cabina é construída sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas. O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso é uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, este peso deve ser igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso desliza em guias (trilhos de aço), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os

Relacionados