F sica Experimental II Mola el stica
3ª Experiência:
CALIBRAÇÃO DA MOLA
LEI DE HOOKE
Matrícula nº
Matrícula nº
Matrícula nº
www.occastellani.com graviton71@bol.com.br padawancastellani@uol.com.br FÍSICA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA EXECUTADA NO LABORATÓRIO EM 15/08/2012
Força Elástica de uma Mola
Consideremos uma mola suspensa na vertical. Suspendemos um corpo na extremidade livre, a mola fica com um comprimento maior. Podemos dizer que o que causa a elongação da mola não é a força peso do corpo, mas uma força de origem eletromagnética, cujo módulo é igual ao módulo da força peso do corpo.
A força que a mola exerce sobre o corpo é chamada de força elástica da mola.
Se esse corpo que foi suspenso na mola não causa deformação permanente na mola, ao retirá-lo a mola volta a sua configuração original. Por isso dizemos que a força que a mola exerce no corpo é elástica.
1) Objetivo da experiência:
- Verificação da força elástica que atua em uma mola.
- Analise do comportamento da mola bem como aferição das medidas de deslocamento linear, ocasionadas pela aplicação de forças.
- Estudo de forças que dependem da posição, sendo a força exercida pela mola, um caso típico. Esse tipo de força é conservativa e não constante. Neste sentido procuraremos com essa experiência verificar experimentalmente a lei de Hooke e determinar a constante elástica de uma mola.
2) Procedimento e Fórmulas usadas:
- Experimento da Lei de Hooke:
A lei de Hooke é a lei da física relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um