F[isica 3
A quarta edição brasileira desta obra, apresentada também em 4 volumes, inclui modificações em relação à anterior. O texto sofreu nova revisão técnica e gráfica. Os problemas foram inteiramente revistos e muitos deles modificados e adaptados à realidade brasileira. Entretanto, essas modificações não alteraram a orientação didática da edição original, nem modificaram significativamente a forma e o grau de dificuldades dos problemas propostos na terceira edição. A reformulação foi feita pelo professor Adir Moysés Luiz que possui larga experiência no campo do ensino da Física, onde leciona essa disciplina há 15 anos ininterruptos no ciclo básico do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O professor Adir Moysés Luiz é doutor em ciência (D. Sc.) pela UFRJ e possui cerca de 50 trabalhos publicados.
Na terceira edição, somente os problemas ímpares possuíam respostas ao passo que nesta quarta edição são os problemas pares que oferecem essas respostas. Esperamos que o esforço de melhoria desta obra, cuja adoção no Brasil é bastante ampla, seja aceita por professores e alunos e estamos ao inteiro dispor de toda a comunidade acadêmica brasileira para receber críticas e sugestões objetivando futuras atualizações.
Rio de Janeiro, setembro de 1983
A EDITORA
A primeira edição em inglês desta obra foi publicada em 1960 (Physics for Students of Science and Engineering), a segunda, em 1966 (Physics) e a terceira em 1978 (Physics).
0 texto é dirigido aos alunos que estudam cálculo, concomitantemente, com os de Ciências Exatas e Engenharia. O objetivo principal é estruturar uma base sólida com os princípios da Física Clássica e capacitar o estudante para solucionar problemas. Deu-se também atenção à aplicação prática, às teorias mais modernas, e ao interesse histórico e filosófico dos eventos. Isto é feito com inclusão de seções especiais e de questões que exigem mais raciocínio e com a apresentação da matéria em forma integrada. Há um