EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
André Oliveira Saldanha; Adan Lyncoln; Rapahel Cosmo; Thiago Jacques Acadêmicos do curso de Educação Física da UCDB
Orientadora Mestra Professora Fabiane Macedo
1 – INTRODUÇÃO
Veremos como é importante trabalhar com a expressão corporal para os profissionais que atuam na educação infantil, que encontram crianças com diversos problemas, sendo eles afetivo, ou social, e fazem explorar sua criatividade e expressão através da linguagem corporal, como veremos a seguir.(VAZ; TAVARES,2010)
2 – DESENVOLVIMENTO
Segundo VAZ;TAVARES(2010) Um dos grandes problemas encontrados hoje pelos profissionais que atuam na educação infantil é como lidar com a diversidade desse mundo. As crianças estão chegando com inquietações, problemas de ordem emocional, afetivo e uma capacidade intensa de busca e vontade de explorar tudo o que está a sua volta.
Essas crianças trazem consigo uma historia muitas vezes marcada por grandes desafetos que interferem no seu comportamento, nas relações interpessoais e na construção da aprendizagem (VAZ; TAVARES, 2010).
A linguagem corporal é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivo e social. Por isso partimos do pré-suposto que o nosso corpo é um conjunto fantástico de estruturas e funções complexas e sutis. Se prestarmos atenção verá que todo pensamento é expresso através do nosso corpo de alguma forma, gestos, caras, bocas, sorriso, choro... O corpo é nossa casa (VAZ e TAVARES, 2010).
A criança consegue organizar o mundo a sua volta quando vivem experiências sensórias motoras, ou seja, interage com os órgãos do seu corpo e o mundo que a cerca, só então ela se localiza, assimila, identifica e formula conhecimento (VAZ e TAVARES, 2010).
A expressão corporal na educação deve ser entendida como o uma prática pedagógica que leve os alunos a encontrar um caminho para a criatividade. Ela proporciona o aprendizado através da