Etapa 2 Resenha:
Resenha:
Evolução dos sindicatos e os benefícios que conquistaram para os colaboradores.
Com base nas pesquisas podemos constatar que a principal evolução do Sindicato no Brasil foi a sua importancia na vida dos trabalhadores e suporte dado aos mesmos ,um exemplo foi sua intervenção nas condições de trabalho e descumprimentos das condições combinadas nas convenções em que se reuniam e se reunem até hoje para acordos com as empresas que trabalhalham para estipularem melhorias e fazer cumprir as leis do trabalho.
O sindicato é aquele contesta melhorias para os trabalhadores .
Antigamente os trabalhadores passavam longas e cansativas horas nas fabricas , havia muita exploração até mesmo de mulheres e crianças , trabalhavam em um ambiente insalubre,com salarios baixos e pouco ou até mesmo nenhum beneficio.
Daí então começaram essa história começou as ser revertida começaram a fazer paralisações ou seja greves , conforme alguns relatos a primeira greve foi no Rio de Janeiro em 1858, Tipógrafos do estado lutava contra a injustiça dos patrõs e salarios melhores. Ja em 1930 foi criado por Getulio Vagas o Ministério do Trabalhos Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), onde começaram a se valer os diretos trabalhistas com o apoio dos sondicatos combativos resistentes que aos poucos foram conquistando fortes resultados como por exemplo as férias , descanso semanal (DSR), jornada de 8h diarias ,Regulamentação do Trabalho da Mulher e do menor entre outros. Com as mudanças na economia as empresas estam optando mais por acordos trabalhistas mais flexiveis ,o que vem dividindo as categorias de profissionais. Impedido assim a formação de uma luta organizada em sindicatos , enquanto isso as empresas cada vez mais se organizam para barrar as intervenções dos sindicatos em acordos e convenções coletivas.
Com a Globalização e também o passar dos anos os sindicatos estão evoluindo ,deixando de lutar apenas por reajustes salariais como antigamente .
Hoje em dia