Epi´s
Proteção ocular e facial
Óculos de segurança, protetores faciais e máscaras de solda protegem os olhos ou face do trabalhador contra impactos de partículas volantes multidirecionais, respingos de líquidos, luminosidade intensa e radiação ultravioleta e infravermelha.
Na hora de escolher qual EPI usar é fundamental fazer uma análise de risco e testar as opções existentes como usuário. Isso porque é preciso avaliar o conforto e a proteção. Além disso, todos EPIs devem contar com CA (Certificado de Aprovação) do MET. No caso desses equipamentos, é obtido após testes, segundo norma que define critérios relacionados com a descrição, requerimentos gerais, método de testes, marcação, seleção, cuidados e uso dos protetores visuais para prevenção e minimização dos danos aos olhos e face.
Óculos de Segurança:
São chamados de óculos de segurança quando protegem os olhos de impactos e radiações ópticas. Já quando cobrem toda região em torno dos olhos do usuário com a intenção de protege contra impactos, respingos químicos, poeiras e radiações ópticas são considerados óculos de segurança ampla visão.
Há variedade em relação à armação, lente, composição de materiais; aos tratamentos de superfície, como anti-risco e antiembaçante; e às tonalidades de lentes.
No caso de metais utilizados na armação dos óculos, devem ser resistentes à corrosão. Já os materiais poliméricos não devem ser inflamáveis ou de combustão rápida. A proteção lateral deve estar presente nas armações em nylon, acetato, policarbonato, propionato, PVC ou ABS.
As lentes devem se livres de prismas ou distorções ópticas, resistentes a impactos, lisas, com as bordas chanfradas. Quando graduadas, devem ser manufaturadas pelo fabricante ou importador da armação.
Na siderurgia, metalurgia, setor de transformação e construção civil. Sempre que houver riscos de partículas volantes multidirecionais, pós e poeiras, gases, respingos de líquidos, calor, luminosidade