E. T. Módulo 2 Produtos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos
MECÂNICA
CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
Mecânica – É a parte da Física que estuda as forças e os efeitos que produzem.
Força – É toda a causa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento de um corpo, logo, capaz de realizar um trabalho.
Efeitos das forças – Existe um número enorme de exemplos do dia a dia em que é possível utilizar e compreender o conceito de força: a deformação da matéria; a alteração do estado de um corpo; o deslocamento de um corpo; a redução dos efeitos da gravidade, etc...
A grandeza força designa-se pela letra F, e a unidade de medida é o newton (N).
Trabalho – Realiza-se um trabalho, sempre que se exerce uma força sobre um corpo, o qual se desloca na direção e sentido da força. Podemos definir trabalho como o produto da força que se exerce no corpo pela distância que o corpo se moveu na direção e sentido da força.
Potência – É o trabalho produzido por unidade de tempo; esta grandeza representa-se por P, e a unidade de medida é o watt (W).
OPERADORES MECÂNICOS:
Ao longo da sua história, o Homem procurou criar condições de trabalho que lhe permitissem reduzir o esforço físico, sendo que dos primeiros meios auxiliares de que o Homem se serviu foram: a alavanca, a roda, o plano inclinado, que, pela sua simplicidade, foram designados por máquinas simples.
As máquinas simples são fundamentais, pois os seus princípios estão presentes em todos os mecanismos utilizados diariamente pelo Homem.
ALAVANCA – permite transformar uma pequena força numa grande força. As alavancas assumem diferentes formas, mas todas têm uma haste rígida designada por braço, que roda sobre um ponto fixo chamado fulcro, local onde se encontra uma carga a que se chama resistência e outro onde se