e nota Trabalho
Administração em Sistemas e Serviços de Saúde
Disciplina de Inovação
Prof Debora Dutra
Nota Fiscal Eletrônica
Sistema e-Nota
Carolina Charão da Silva
Kizzy Martins Borges
Da Nota Fiscal impressa á Nota Fiscal Eletronica no Brasil
Para ocorrer à circulação de uma mercadoria no Brasil o contribuinte deve possuir uma nota fiscal.
No Brasil a partir de 1970, para o contribuinte possuir um talão de nota fiscal o mesmo tinha que solicitar ao Fisco uma Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF).
Com o passar dos anos a emissão da Nota Fiscal passou por várias modificações, mas, sem perder seu intuito que é a regularização da emissão do documento fiscal.
A primeira forma de emissão da nota fiscal foi manual, os documentos fiscais eram confeccionados em blocos e as organizações necessitavam de pessoas com boa caligrafia para emissão das notas de maneira clara e objetiva.
A segunda forma de emissão do documento fiscal foi através da máquina manual e elétrica, onde as empresas necessitavam de pessoas com digitação para a emissão dos documentos, que a partir de então passam a ser confeccionados também em jogos soltos mas ainda necessitando AIDF.
Nos anos 1990 houve uma grande inovação e a maior parte dos documentos fiscais passarão a ser por processamento eletrônico de dados, o computador começou a ser subtituir a máquina de escrever onde criou a necesidade de pessoas mais capacitadas para suprir a necessidade das organizações.
Mesmo utilizando a informática ainda é necessária a utilização da AIDF para a autorização dos documentos fiscais em blocos, jogos soltos e formulários contínuos.
Devido a alguns problemas ocorridos na impressão através de formulários por algumas empresas as mesmas solicitaram regimes especiais e passou-se a utilizar a emissão como impressor autônomo ou laser.
Para a impressão das notas fiscais o contribuinte passou a ter que utilizar um formulário de segurança e além da