Tecido Epitelial
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células:
Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados (do latim uni, um, e stratum, camada).
Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.
Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudo-estratificados.
Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em:
Pavimentosos, quando as células são achatadas
Cúbicos, ou
Prismáticos, quando as células são alongadas
Epitélio de transição - bexiga. Cubica/pavimentosa
Os tecidos epiteliais são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares. http://sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio4.php http://sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio10.php