E nois
O sistema respiratório humano é composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, brônquio e um par de pulmões, onde encontram-se o bronquíolo e os alvéolos (responsáveis pelas trocas gasosas).
A inspiração é responsável pela entrada do oxigênio. Este chega aos alvéolos pulmonares, seguindo para o sangue (denominado arterial, por conter O2). Neste processo, o diafragma e os músculos intercostais encontram-se contraídos, para aumentar a pressão atmosférica.
A expiração consiste em liberar o CO2 não utilizado. O diafragma e os músculos intercostais, ficam relaxados.
O ritmo respiratório
Sangue arterial Sangue Venoso
(O2) (CO2)
Pulmões
O ciclo respiratório está relacionado com a variação da concentração de CO2 no sangue. Quanto maior quantidade de gás carbônico na circulação aumenta-se a respiração para consumir mais oxigênio, liberando assim o CO2 em excesso.
Atividade física em excesso CO2 Respiração CO2 O2
Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs tem sempre a função de liberar energia, mas para que isso ocorra este ciclo necessita sempre de oxigênio para fazer a descarbonização e assim a liberação de energia, neste caso quem vai fornecer essa energia são: os NADH’s, o FADH e o ATP, essas energias são consumidas por nós diariamente, mas quando falamos de um jogador de futebol a sua importância é ainda maior, consequentemente o consumo de oxigênio também é muito maior, afetando nosso sistema respiratório.
Sistema Respiratório de um jogador de Futebol
No decorrer do exercício físico os músculos podem ser afetados em sua capacidade de gerar força, podendo ocasionar inadequada ventilação pulmonar, devido à demanda respiratória aumentada. A frequência cardíaca aumenta gradativamente conforme o nível de exercício, até atingir um valor máximo denominado frequência cardíaca máxima (FCmáx). Durante a atividade física