e-mail e relatorio
Comunicação empresarial
Introdução
Quem está habituado com a utilização de e-mails sabe muito bem o valor dessa ferramenta, seja para uso pessoal ou profissional. Nas organizações, por exemplo, o uso do correio eletrônico é um grande aliado da comunicação interna, uma vez que é ágil e de baixíssimo custo. No entanto, é fundamental elaborar uma mensagem institucional adequada à realidade corporativa. Abaixo, seguem 10 dicas, para que você utilize essa ferramenta com sucesso.
1. Origem da mensagem
Nunca deixe de assinar sua mensagem em um e-mail. Coloque seu nome, cargo e número de telefones.
2. Título do e-mail
Muitas mensagens são deletadas porque chegam com o título em branco ou inadequado. Títulos como "Não esqueça"; "Conto com você" etc, talvez levem o usuário a pensar que pode ser algum vírus pronto para atacar a rede.
3. Saudação
Inicie a mensagem cumprimentando o destinatário. "Caro João Carlos,boa tarde." "Prezados gestores, Bom dia a todos.". A saudação também deve ser feita no final. Você pode usar expressões como: "Atenciosamente!", "Grato pela atenção".
4. Público-alvo
Ao produzir um e-mail corporativo, você precisa pensar no público-alvo que receberá a mensagem. Se o assunto for de interesse dos gerentes, por exemplo, aborde as temáticas condizentes apenas a eles. Se for o caso, as lideranças poderão disseminar a informação em reuniões presenciais e se tornarem agentes multiplicadores.
5. Linguagem
Não caia na tentação de utilizar palavras pouco usuais para passar uma informação. Seja objetivo, pois isso facilitará a compreensão do que você deseja transmitir. Imagine se os funcionários recebem um e-mail da área de RH, informando que a confraternização da empresa será em um convescote. Muitas pessoas provavelmente não entenderão a mensagem. Ao invés de convescote, use um sinônimo mais agradável como piquenique. As chances de presença ao evento aumentarão.
6 - Estrutura da