E-folio a
No sentido de melhor enquadrar o objeto da ética e da edução, a ligação entre os dois conceitos, importa definir os mesmos.
Definição de ética
“Ética é um adjetivo substantivado em cuja origem etimológica encontramos dois vocábulos: éthos – que significa costume, uso, maneira (exterior) de proceder – e (êthos) – que se reporta à residência, toca, morada habitual, carácter. “
(Cf. J.M. de Barros Dias, Ética e Educação, Lisboa, Universidade Aberta, 2004, pp.26)
Define-se a ética como a teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade, ou seja, o conjunto de valores que norteiam o ser humano, ou, por outras palavras podemos dizer que a ética é o espaço da fundamentação teórica do bem e, consequentemente da ação ou comportamento humanos que designamos por moral. A esfera da ética distingue-se assim do universo da moral pelo carácter prático deste.
Definição de educação
Educação é um substantivo feminino com origem no latim - educatione. Ato ou efeito de educar. Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais. Conhecimento. Instrução - processo que envolve ensinar, aprender. Conjunto de regras e princípios, necessárias à convivência e enquadramento numa sociedade, transferidas entre gerações.
Definimos a educação como ato de ensinar, lecionar, transmitir conhecimentos. É no ato de educar que se assimila boa parte daquilo que a pessoa pode vir a ser. O professor é um parceiro privilegiado do aluno e por isso compreende que cada um de nós tem que agir segundo regras e princípios éticos na constante promoção do outro.
De acordo com o texto, a dimensão da ética no espaço de educação tem uma expressão condicionada pelos desafios que são colocados à modernidade, nomeadamente: a crise de valores – provocada pela assunção de comportamentos em função de questões económicas (nomeadamente na necessidade de ambos os progenitores terem o seu emprego para garantir a subsistência da família), sociais