E-commerce
Muito tem se falado acerca do tema resiliência, mas, na prática, não existe no momento exemplo mais perfeito do que a carreira e vida de Ronaldo, o Fenômeno. Apesar de todas as dificuldades, problemas de contusões, cirurgias, ele superou os obstáculos, foi duas vezes campeão do mundo e por três vezes considerado o melhor jogador do mundo. No retorno ao Brasil e mesmo sob fortes críticas em relação à sua forma física e performance, conquistou mais títulos pelo Corinthians até que, enfim, decidiu pendurar suas chuteiras.
O que esta bela lição nos traz? A prática da resiliência por um representante da geração Y!
E o que é isto? O termo vem da física, porém, para a Psicologia e a área de Recursos Humanos, representa a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidades sucessivas ou acumuladas. Tudo isso com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir. Uma atitude resiliente significa ter um comportamento positivo, de superação, ressignificação de problemas e flexibilidade de aprendizado, apesar das adversidades.
Fatores como alcançar resultados positivos em situações de alto risco, manter competência sob ameaças e ataques de concorrentes, ou enfrentar situações inesperadas, revertendo-as a seu favor, são como se recuperar de traumas.
Um dos aspectos que frequentemente é apontado como vilão da retenção dos talentos para a geração Y nas empresas é a alta rotatividade gerada por problemas de falta de engajamento e comprometimento dos mesmos. A exemplo de Ronaldo, porque não repetir o fenômeno e, apesar das dificuldades pelas quais passou ao longo de sua vida e trajetória profissional, não procurar persistir e lutar pelo alcance do sucesso, na carreira que escolheu em sua vida? Ronaldo declarava que amava o futebol e que a carreira que