D Cada De 40 No Brasil
Até os anos 40 do século XX, a disciplina manteve a tradição da gramática e, a seu lado, da retórica e da poética. Manteve essa tradição porque continuava a ser a mesma a sua clientela, que se restringia aqueles pertencentes aos grupos da elite. Tem-se uma escola para alguns e um ensino de língua portuguesa que satisfaz aos seus interesses culturais. Os manuais didáticos da época apresentavam coletâneas de textos e bastante gramática, buscando preservar o “bom gosto literário” e o “purismo lingüístico” dos letrados, com autores consagrados e modelos que deveriam ser imitados. Cabia ao professor, nesse contexto, utilizar os textos dos manuais, analisá-los e propor questões e exercícios aos alunos, aprofundando-se nos estudos da língua.
Costumes e Modos
Moda e costume existem desde o tempo das cavernas, quando os grupamentos humanos eram diferenciados não só pela aparência física mas também pelo que recobri seus corpos. Com a civilização, homens e mulheres passaram a decidir sobre o que lhes era mais adequado vestir; de acordo com sua "tribo" e condição social, cabia determinada vestimenta, requintada ou simplória. A evolução dos costumes e da moda sofreu com a circularidade que as caracteriza no movimento histórico do ocidente: do "libertinismo" pagão da cultura clássica, passando pelas crises de pudor do cristianismo recente, pelas crises de pudor do cristianismo tardio e chegando ao século XIX no auge da repressão: a palavra de ordem é esconder o corpo, principalmente o feminino (razão do pecado e da perdição da humanidade, com ainda pensa o catolicismo). Os vestidos "tomara-que-caia" de barbatanas realçando o busto com cinta para diminuir a cintura (de vespa), escancaravam uma sensualidade de mulheres que sonhavam com o casamento perfeito.
Já nos anos 60, cansadas de sorrir, fazer dry martinis, anunciar geladeiras na televisão - e sofrendo a concorrência (desleal) das secretárias simpáticas , solteiras e cocotas que quase