Currículo Oculto e Currículo Oficial: dialogando com o autor
O tão almejado século XXI chegou, porém, que mudanças podem esperar advindas das redes de ensino? Vemos crianças abdicando das bonecas e bolas e crescendo lado a lado com a tecnologia. Já na escola, o método continua o mesmo de quando os nossos pais estudaram. Será que esta proporcionalidade inversa de progresso não as confunde?
Vale a pena lembrar que a reconstrução da educação não é um processo simples, mas que requer o empenho geral, admitindo a educação como um bem global. Contudo, a pergunta continua: Como viver em meio a tantas revoluções e continuar obsoleto a estas?
A má distribuição de renda se apresenta como o princípio da bola de neve que leva à fome e à miséria que, por conseguinte, motivam a evasão escolar para alimentar o trabalho infantil. Em seguida há a desqualificação profissional, por falta de estudos, e o desemprego, fomentando a violência e mais miséria. Porém, este quadro poderia ser diferente, se houvesse a escola. Mas como reinserir o indivíduo na escola e motiva-lo a freqüentar?
Por fim, vale a pena frisar que, para fazer a diferença, basta estar em sintonia com as tecnologias e aprender a construir uma ponte que associe os saberes tradicionais a esta imensidão de informações que nos estão disponíveis na realidade do aluno ao seu cotidiano, e suas influências com a comunidade, a escola e família. REFERÊNCIA
MACHADO, João Almeida. Currículo Oculto e Currículo Oficial: Sintonizando as salas de aula e o mundo exterior. www.scielo.org.br
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Circuito 11.2
Pólo Ribeira
Lucineide de Souza
Margarete Soares Esteves
Michele Soares Esteves de Andrade
Disciplina
Abordagens Sócias Políticas da Educação
Currículo oculto e Currículo oficial ( Resumo Crítico )
Salvador
28/08/2009
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO