estatistica
ADMINISTRADORES I
NOTAS DE AULA
PROF. MARCELO MENEZES REIS
MANOEL DE OLIVEIRA LINO
INE 7001 Introdução e Análise Exploratória de Dados
2
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - O método científico
“A pesquisa científica é um processo de aprendizado dirigido. O objetivo dos métodos estatísticos é tornar este processo o mais eficiente possível”.
O processo de pesquisa científica pode ser exemplificado através da figura abaixo:
Dados (fatos, fenômenos) dedução dedução
indução
dedução
indução
indução
Hipóteses (conjecturas, modelo, teoria)
Figura 1 - Método Científico1
Há dados disponíveis sobre um determinado fenômeno (natural ou não) que temos interesse em COMPREENDER. Para tanto, através de um raciocínio indutivo, partindo do particular para o geral, procuramos montar hipóteses sobre o fenômeno em questão, um modelo ou teoria que explique o fenômeno.
Uma vez estabelecidas as hipóteses estas são usadas através de um raciocínio dedutivo, do geral para o particular, para tentar explicar novas observações do fenômeno de interesse. Se as hipóteses conseguem explicar razoavelmente os novos dados elas são consistentes e não há necessidade de modificá-las. Mas, se os novos dados não coincidirem com o que era esperado se as hipóteses fossem verdadeiras, e os dados foram coletados corretamente, é necessário repetir todo o processo e modificar as hipóteses, ou mesmo formular novas hipóteses que expliquem aqueles dados. Como pode ser observado na figura acima o processo é iterativo, e só há uma constante nesse processo: a MUDANÇA. O conhecimento é mutável, e está em permanente evolução. Os métodos estatísticos permitirão:
- garantir que os dados coletados para avaliar as hipóteses sejam válidos e representativos.
- verificar se as eventuais discrepâncias entre o que for observado e o que era esperado (sob a condição da veracidade das hipóteses) são grandes o bastante para justificar a mudança das
hipóteses.