Crescimento Econômico do Brasil e China - Suas características e como elas os afetam
Suas características e como elas os afetam
Lucas Eduardo Manozzo Alves
Resumo: O Brasil e a China, dois países emergentes com respectivas economias crescentes, possuem muitas diferenças quanto seus desenvolvimentos e seus métodos de expansão. No seguinte trabalho, será tratado como ambos os países se desenvolveram para chegar à categoria de países emergentes. Aspectos históricos, como a urbanização de cada país e os investimentos feitos pelos mesmos são analisados, assim como os fatores sociais que suas economias trazem sobre a população. É possível perceber que a trajetória dos investimentos acarretou diretamente na produção e comercialização de um país e mesmo este possuindo uma grande economia, pode não possuir as melhores condições trabalhistas que um país de tal porte deveria ter.
Palavras-chaves: Brasil, China, Economia, Diferenças
1. Introdução
O objetivo desse trabalho é mostrar quais são as principais diferenças entre os dois países emergentes, Brasil e China. Cada um com sua crescente economia, os dois países possuem formas diferentes de administrá-la. Este trabalho irá apontar os fatores históricos e atuais que contribuíram para o crescimento econômico e sua gestão. Será ainda analisado, de ponto de vista econômico e social, os resultados que as economias emergentes trazem para o país e sua população.
2. Urbanização
Antes de ser tratado o ponto de crescimento econômico, é preciso saber como ocorreu a urbanização do país e de qual forma ela foi importante para o desenvolvimento econômico do mesmo.
2.1. Urbanização no Brasil
A urbanização se tornou grande no território brasileiro após a Grande Depressão de 1929 (Martins & Leite, 2013). Com a solução da crise e as seguintes expansões industriais ocorrentes no país, houve um grande crescimento urbano. A entrada de imigrantes ao longo dos anos proporcionou um extremo crescimento das cidades, que não possuíam tamanha