Clima
Introdução a meteorologia
As previsões de tempo são informações importantes em geral para o planejamento do dia-a-dia de toda a sociedade, mas também para o governo, o setor industrial, agrícola, enfim todos os setores que envolvem decisões que tenham algum valor econômico envolvido e também com grande relevância para salvaguardar a vida humana de desastres naturais.
Em geral, previsões de tempo e clima são obtidas utilizando-se informações do estado da atmosfera. A atmosfera é um dos componentes do chamado Sistema Ambiental do Planeta. Deste Sistema fazem parte: a atmosfera, com seus diversos gases e partículas suspensas; oceanos; superfície continental, considerando a cobertura vegetal, o uso e ocupação do solo, a hidrologia; geleiras e glaciares e os seres vivos, todos ligados a uma rede de inter-relações.
A previsão de tempo disponibilizada atualmente nas televisões, jornais e rádios só são possíveis porque houve o desenvolvimento em computação e modelagem numérica de tempo, que podemos dividir em três etapas: pré-processamento das informações, elaboração da previsão e pós-processamento.
Modelos numéricos são equações que permitem representar matematicamente qualquer tipo de situação ou fenômeno. No caso da meteorologia, os modelos numéricos de tempo são equações que representam as condições físicas (processos de troca de energia, mudança de estado físico etc.) e dinâmicas (movimentos de circulação da atmosfera num dado momento).
Os dados de entrada dos modelos são originados da medição de determinados elementos atmosféricos (vento, temperatura, umidade, pressão, radiação solar etc.) e parâmetros (vegetação, hidrologia, relevo etc.) distribuídos por todo o território ou área de interesse.
As medições são feitas por