c. materiais
RevisaobibliograficaResiduossolidosO conceito de resíduos sólidos na legislação moçambicana também designado por lixo é definido como sendo todas substancias ou objectos que se tem a intenção de ser deitar fora, por outro lado (Monteiro, et al, 2001) define como sendo todo material solido ou semi-sólido indesejável e que necessita ser removido por ter sido considerado inútil por quem o descarta, em qualquer recipiente destinado a este acto.
Caracterização dos resíduos sólidos A caracterização dos resíduos sólidos é importante, pois possibilita a verificação dos matérias presentes nos resíduos produzidos, permitindo inferir sobre a viabilidade da implantação da colecta selectiva, os recursos humanos necessários, aquisição de viaturas, a definição das dimensões das instalações necessárias para a reciclagem, a compostagem e a destinação adequada dos resíduos sólidos.
De acordo com o manual de gerenciamento de integrado de resíduos sólidos (
No entanto, as características dos resíduos sólidos variam de acordo com os aspectos socias, económicos, culturais, geográficos e climáticos, sendo os mesmos factores que diferenciam as comunidades e as cidades [1] Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos, José Henrique PenidoMonteiro ...[et al.]; coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
No entanto, as características dos resíduos sólidos urbanos (RSU) dividem-se em: físicas, químicas e biológicas.
Características físicas
As principais características dos resíduos sólidos incluem: [1]
Produção per capita (kg/hab.dia)– relaciona a quantidade de resíduos urbanos produzidos diariamente e o número de habitantes de uma determinada região/área geográfica.
Composição gravimétrica – traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisado. Os componentes utilizados na determinação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos variam de acordo com o pais, sendo que os