A Religião, a Intolerância e o Direito na Sociedade Contemporânea
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE DIREITO
A Religião, a Intolerância e o Direito na Sociedade ContemporâneaMaceió, 2013
2542092-15128
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE DIREITO
A Religião, a Intolerância e o Direito na Sociedade ContemporâneaTrabalho elaborado para a disciplina de Antropologia, ministrada pelo Profª. Drª. Elaine Pimentel, como requisito avaliativo para obtenção da nota referente à segunda avaliação.
Maceió, 2013
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO AO TEMA
II. AS RELIGIÕES E SUAS MANIFESTAÇÕES
III. ASPECTOS CONSTITUCIONAIS: LIBERDADE DE CRENÇA E RELIGIÃO
IV. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
.1. Intolerância contra religiões de matriz africana
.2 Homossexualidade e religião
V. EDUCAÇÃO RELIGIOSA: FONTE DE INTROJEÇÃO DE PRINCÍPIOS
INTRODUÇÃO AO TEMA
A preocupação de quem criou o mundo, a finitude da vida do ser humano e o que acontece depois da morte não são, surpreendentemente, características que possam ser consideradas presentes em todas as religiões conhecidas. A presença de agentes invisíveis entre nós, sim, é algo que se encontra em todas as religiões. Noção de espíritos, fantasmas de ancestrais, seres sobrenaturais normalmente dotados de mente, intenções, vontades, etc, estão nas práticas e costumes milenares de muitos povos e acabam por, pela dificuldade do homem em aceitar o diferente e conviver com ideias opostas, causar grande intolerância e diversos conflitos. As religiões são, então, conjunto de simbolismos e crenças adquiridas culturalmente, o que as tornam de grande importância para um entendimento antropológico e sociológico das diferentes sociedades humanas.
AS RELIGIÕES E SUAS MANIFESTAÇÕES
CATOLICISMO
Breve histórico
Catolicismo (do grego katholikos; com o significado de "geral" ou "universal") é um termo amplo para definir o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, princípios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.
No seu