Etica
Estamos inseridos em uma sociedade decorrente de vários processos e mudanças históricas. Esta sociedade “globalizada”, nos permite descorrer acerca das importantes discussões sobre o multiculturalismo. Conflitos que envolvem grupos de identidades culturais deixam marcas em nossa sociedade contemporânea. Temos em nosso cenário, um Estado nacional que pregam ordenamentos jurídicos e princípios que nos garantem direitos como liberdade, que ratificam a igualdade perante povos de diversas culturas, mas ao mesmo tempo, se deparam com exclusões sociais que promovem dificuldades de convivência entre os grupos étnicos. A sociedade do século XXI além de ser multicultural, se destaca por ser altamente capitalista, exigir muita concorrência e, sobretudo pelo seu individualismo. Esses fatores tem colaborado para que as pessoas se mostrem cada vez mais intolerantes, gerando uma série de outros problemas de caráter social e psicológico, entre eles a violência.
Constantemente nos deparamos com diversas forrmas de intolerância: A exemplo temos a intolerância sexual. A homofobia, ou ódio contra homosexuais, foi e permanece sustenta em nossa cultura por justificativas como: ideal de viriliodade, dominação masculina e o dogma da sexualidade voltada para a reprodução que possui embasamento nos ditames morais da religião. Levando-se em conta ainnda, que vivemos em uma cultura, onde a vilência perpassa as relações sociaise as arbitrariedades se diluem dia a dia demasiadamente a discusssões sobre as forrmas de intolerância. Muitos são os casos em que pessoas da lei, e pessoas que se julgam cidadaos agem contra travestís, praticando abuso de poder e arbitrariedades. Durante uma rebelião numa delegacia em São Paulo, podemos perceber como é vista a conduta homossexual:
“Em meio a uma rebelião, os presos transformaram em refém um companheiro de cela, sobre o qual nada sabiam além do fato de