karol
Bsb, 22 de setembro de 2014
Introdução
O Diabetes Mellitus e uma doença frequente e de incidência crescente no Brasil e no mundo, e que hoje se configura como uma importante causa de morbimortalidade e incapacidades, que atinge as pessoas em plena vida produtiva, sendo responsável por um alto custo para o sistema de saúde, bem como para a sociedade, famílias e indivíduos. Esta elencada entre as principais causas de amputações de membros inferiores não traumáticas, insuficiência renal crônica, cegueira irreversível, além de representar um risco de duas a quatro vezes maiores para ocorrência de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral e reduzir a expectativa de vida em media em 15 anos para os portadores de diabetes tipo I. Em virtude disso, a prevenção do diabetes e suas complicações e hoje uma prioridade em saúde publica. O tratamento e acompanhamento do portador de diabetes devem ser feito por equipe multiprofissional, de forma longitudinal por meio do vinculo e responsabilidade compartilha dada equipe de saúde, por meio de planos terapêuticos individualizados, que promovam o auto cuidado apoiado, na visão de cuidado integral centrado na pessoa, levando-se em conta aspectos culturais, familiares e vulnerabilidade dos indivíduos.
O presente protocolo visa orientar as ações dos enfermeiros integrantes das equipes de Atenção Primaria a Saúde no cuidado ao portador de diabetes.
Classificação do Diabetes
· Diabetes tipo 1
Resultado da destruição das células beta pancreáticas produtoras de insulina por mecanismos autoimunes, levando a deficiência absoluta de insulina, que necessita de reposição para evitar cetoacidose, coma e morte. Também conhecido como diabetes insulinodependente, seu pico de incidência e entre dez e quatorze anos de idade.
· Diabetes tipo 2
Representa 90% dos casos de diabetes, em geral manifesta-se mais tardiamente em relação ao tipo 1 e seu risco aumenta com a idade. Sua