C Digo De Defesa Do Cliente De Produtos Banc Rios
O Banco Central publicou no dia 30 de julho deste ano a Resolução 2878. O documento institui um código que descreve os deveres das instituições bancárias e os seus direitos enquanto cliente, criando um padrão de atendimento para as instituições e agências bancárias brasileiras.
Um dos pontos chave do código dita a forma com que deverão ser atendidos os portadores de necessidades especiais. Desde 1996, com as reformas das agências, a Caixa vem adaptando suas instalações no sentido de facilitar o acesso a esse público. E isto é apenas um exemplo. Com relação às demais exigências, a Caixa já está adotando grande parte delas, uma vez que sempre orientou e defendeu o atendimento aos clientes com atenção e respeito a seus direitos.
Veja abaixo a Resolução 2878 do Banco Central do Brasil, atualizada com a redação dada pela Resolução 2892, de 27 de setembro deste ano, e conheça os seus direitos. Se preferir faça o download do arquivo em doc para posteriores consultas e pesquisas.
RESOLUÇÃO CMN 2.878/012878 --------------------------- Atualizada com redação dada pela Resolução 2.892, de 27/09/2001.
Dispõe sobre procedimentos a serem observados pelas instituições fi- nanceiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil na contratação de operações e na prestação de ser- viços aos clientes e ao publico em geral.
O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9. da Lei n.
4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o CONSELHO
MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada em 26 de