BENEFÍCIOS DO EMPREGO DE POZOLANAS NO CONCRETO
A adição de pozolanas, geralmente, se reflete em uma série de benefícios para o concreto, bem como outros não necessariamente relacionados à construção civil. Segundo MALHOTRA e MEHTA (1996), estes benefícios podem ser divididos em três categorias.
Tecnológicos. A introdução de um material fino no concreto, tal como a cinza volante, tende a proporcionar um aumento da sua trabalhabilidade ou uma menor necessidade de água para o mesmo valor de abatimento. No caso do uso de pozolanas de alta reatividade que apresentam grande área superficial como, por exemplo, a sílica ativa, este comportamento se repete somente quando se utilizam pequenos teores. Outra vantagem técnica do uso de pozolanas no18 concreto é o aumento da durabilidade e a melhoria de suas propriedades mecânicas. Econômicos. No concreto, o cimento Portland é, geralmente, o material com maior custo e a utilização de pozolanas, via de regra, acarreta diminuições no seu consumo e no da energia elétrica utilizada para a sua produção. Assim sendo, a redução do uso do cimento resulta em economia para a produção do concreto.
Por outro lado, grande parte das pozolanas utilizadas no concreto é derivada de resíduos industriais, fazendo com que o uso destes materiais necessite de pouco ou nenhum custo adicional para sua aplicação no concreto. A substituição do cimento Portland por pozolanas, segundo MALHOTRA e MEHTA (1996), pode variar de 20% a 60%. Este procedimento pode representar uma considerável economia de custo e de energia. No caso de pozolanas com alta reatividade, a adição tende a ocorrer em teores que se situam em torno de 10%.
Ecológicos. Normalmente, como já citado, grande parte das pozolanas provém de resíduos de processos industriais. Na maioria destes resíduos, constata-se a presença de elementos poluentes que podem provocar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Neste contexto, as pesquisas contemplando a utilização