Identificação de moeda falsa
Em cartões de crédito, é só apontar a luz para o cartão e aparecerá uma imagem distinta para cada banco emissor. Os cartões de crédito que não possuem a imagem oculta que aparce na luz utra-violeta são falsos.
Este produto tem funcionalidade ideal em ambientes de baixa luminosidade, sendo que é exatamente nesses locais onde estamos mais sujeitos ao recebimento de moeda falsa. Já em ambientes com boa luminosidade o ideal é verificar outros itens de segurança da moeda que são visíveis a olho nú, veja o exemplo da nota de R$50,00.
1 - Marca d´água
Segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara, do lado esquerdo, a marca d´água em tons que variam do claro ao escuro. As cédulas de R$ 50,00 apresentam como marca d´água a figura da República.
2 - Fibras coloridas
Pequenos fios espalhados no papel, nas cores vermelha, azul e verde, podem ser vistos em ambos os lados, ao longo de toda a cédula.
3 - Impressão em alto-relevo
As figuras da República e da onça pintada, as legendas "BANCO CENTRAL DO BRASIL" e "CINQÜENTA REAIS", a tarja contendo a palavra "REAIS" e os números indicativos do valor da cédula (50) possuem alto-relevo e podem ser sentidos com os dedos.
4 - Fundos especiais
São formados por linhas retas e sinuosas, extremamente finas, que dão colorido a toda a cédula.
5 - Microimpressões
Ao utilizar uma lente, vamos notar a presença de pequeníssimas