As influências africanas no Brasil
A cultura africana chegou a partir do tráfico negreiro, quando milhões africanos foram trazidos forçadamente de seu continente de origem ao Brasil para exercer o trabalho escravo, em um longo período que durou de 1550 à 1850.
A diversidade das culturas de origem africana que se fundiram a cultura brasileira, e as variações destas explicam-se pelo grande numero de “tribos” da África que foram trazidas pelos portugueses ao país, cada uma possuindo uma religião, linguagem, costumes e etc.
Nas musicas e nas Danças
A música conguesa ofereceu as bases do que hoje conhecemos como samba. O lundu tinha como coreografia a umbigada. Nas grandes cidades, o lundu e o batuque foram se misturando a ritmos europeus como a polca e surgiram modalidades diferentes de músicas surgidas no interior do Brasil. O samba rural batido na palma da mão, no pandeiro, no prato-e-faca e dançado à base de sapateados, peneiradas e umbigadas forma outra diversidade do samba.
Os africanos foram responsáveis pela introdução de outros instrumentos na América, como o reco-reco, a cuíca e o berimbau.
As danças mais generalizadas de toda a América são de origem africana como o Maxixe e o Samba. Também danças-dramáticas os negros criaram aqui, num misto de saudade do seus cortejos festivos da África e imitação dos autos portugueses. Os Maracatus e os Congos são as que predominaram mais até agora.
Influencias em nosso Idioma
Facilmente pode-se perceber que a linguagem é uma das áreas mais fáceis de serem influenciadas por alguma cultura estrangeira. Abaixo se encontra um glossário em ordem alfabética com alguns exemplos de palavras correntemente utilizadas que tem sua origem nas diversas línguas faladas pelos diferentes povos africanos:
Angu: massa de farinha de trigo ou de mandioca ou arroz.
Banguela: desdentado.
Cafuné: carinho.
Dengo: manha, birra.
Quiabo: fruto de forma piramidal, verde e peludo.
Samba: dança cantada de origem