ANTROPOLOGIA CULTURAL
DELIMITAÇÕES DA ANTROPOLOGIA CULTURAL
1. Como podemos definir a Antropologia Cultural?
A antropologia cultural, é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística.
A antropologia cultural é diferente da antropologia social, diferindo principalmente na perspectiva.
Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural.
2. O ser humano pode iniciar o seu processo de humanização sozinho? Justifique sua resposta.
Não há caminho feito, mas a fazer, não há modelo de conduta, mas um processo contínuo de estabelecimento de valores. Nada mais se apresenta como absolutamente certo e inquestionável.
É evidente que essa condição de certa forma fragiliza o homem, pois ele perde a segurança característica da vida animal, em harmonia com a natureza.
Ao mesmo tempo, o que parece ser sua fragilidade é justamente a característica humana do homem. Ex:
O estudo teve como objetivo levantar as principais literaturas nacionais que abordem ao ser humano que pode sim ter um processo de humanização sozinho. Ex em centro cirúrgico, identificando sua necessidade e importância na atividade da enfermagem. Após analise, descreveu-se aspectos da formação acadêmica voltada para humanização, considerações éticas à assistência e a necessidade de humanizar o cuidado frente aos avanços tecnológicos. Concluiu-se que humanizar a assistência de enfermagem em centro cirúrgico ou mesmo no próprio lar é um desafio, entretanto, possível e essencial na prática da enfermagem, ou no próprio cotidiano, essencialmente nestas áreas. E hoje já se existe humanização.
3. Explique o comentário a seguir: “Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, a um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior