: A ‘’Questão Social’’: Caso de Política (outra vez)
Ao avaliar as transformações políticas e sociais do período entre 1946 a 1964, embora não se possa considerar o processo de redemocratização a partir de 1946, como resultado de um amplo movimento social popular que propunha transformações radicais, fica evidente o potencial de mudanças que a nova conjuntura continha. A presença popular e sem dúvida, o fato político e social novo mais relevante nessas duas décadas.
2) Quais os quatros aspectos que a classe dominante utilizou para se inserir no sistema eleitoral?
Ao perceber que estava prestes a perder o poder Getulio Vargas patrocinou a formação de dois partidos políticos: o PSD, que representava os vinculados aos interventores getulistas, e o partido PTB, vinculado a estrutura sindical trabalhista subordinada ao estado varguista.
3) De acordo com o texto “Questão Social – Caso de Política”, apresente seu entendimento do que vem a ser populismo.
O conceito de populismo é usado para designar um tipo particular de relação entre o estado e as massas.
4) Comente: O populismo envolve uma política de compromisso e alianças que pauta de modo contundente na direção dos efeitos ideológicos dos aparelhos do Estado.
O Brasil inaugurou o populismo a partir da era Vargas, sendo um exemplo da utilização das massas, não para chegar ao poder mais sim para manter-se nele.
5) Qual a problemática do discurso político populista? Apresente os aspectos paternalistas embatidos nesta ideologia.
Quanto a política, a aliança com os estados foram reforçadas. Sendo que em decorrência disso, o Brasil foi um dos primeiros países a romper relações com a associação entre populismo e estado tutelar,sendo que o espaço político de algum modo, a prática populista abre aos setores populares promovendo o amortecimento das reivindicações populares numa