A ópera dos três cruzados (1985 – 1989)
Governo: José Sarney
Ministros da Fazenda: Francisco Dornelles Dílson Funaro Luiz Carlos Bresser Pereira
Maílson da Nóbrega
O governo do presidente José Sarney é caracterizado pelo combate a inflação, que havia sido diagnosticada como uma inflação inercial devido aos seus mecanismos de indexação, o seu objetivo máximo era o de desindexar a economia.
I – Gradualismo (1ª fase)
A primeira fase do governo Sarney, corresponde ao período de março de 1985 a fevereiro de 1986 e é norteado pelo gradualismo da economia brasileira. A primeira fase desse gradualismo, período este que teve inicialmente Francisco Dornelles e João Sayad como ministros da fazenda e do planejamento, respectivamente, e a partir de agosto com Dílson Funaro assumindo a pasta da fazenda, foi marcado por uma política monetária creditícia e fiscal, restritivas, com medidas de restrição ao crédito dos bancos oficiais, controle de oferta monetária, com o aumento das taxas de juros; paralisação das operações ativas dos bancos oficiais por dias; corte de 10% no orçamento final de 1985 e com a proibição de contratação de novos funcionários para administração pública.
No que condiz com a política de preços do governo houve congelamento de preços públicos e administrados e controle dos preços privados com o objetivo de amortecer a aceleração da inflação. As fórmulas de calculo da correção monetária e das desvalorizações cambiais foram modificadas, passando da inflação do mês em curso, cuja imprevisibilidade aumentava a incerteza nos mercados aberto e cambial, para uma média geométrica da inflação dos três meses anteriores.
Na política cambial foram instituídas minidesvalorizações diárias do cruzeiro, que distribuiriam uniformemente a taxa de correção cambial pré-fixada para o mês, com a finalidade de diminuir a