A Ética no setor público: como deveria ser e como a população vivencia
Para iniciarmos a discussão vamos primeiro dar uma breve abordagem sobre o que é setor público e o que é ética. Silva (2006) fala sobre o setor publica, como sendo uma parte do Estado que é responsável pela entrega e distribuição de bens e serviços para a sociedade, alem de que também é responsável pelo planejamento urbano, de controle e planejamento financeiro e pala subcontratação de empresas para a realização de empreendimentos e organizar a defesa nacional. E como para o bom funcionamento de qualquer setor, seja ele público ou privado, é necessário que se desempenhe um trabalho onde se priorize a ética e a eficiência.
O significado de ética,num sentido não tão filosófico, estar relacionado ao comportamento do indivíduo como cidadão e como profissional, no serviço público a ética está relacionado com conduta e postura que os funcionários que ocupam dos cargos públicos devem possuir. Quando um candidato se elege a um cargo publico e é eleita a sociedade espera que ele cumpra um padrao etico, depositando nele toda sua confiança. Assim essa pessoa deve exercer tais funções seguindo os valores, princípios ideais e regras determinados, para poder impor essa confiança ao qual lhe foi depositada.Da mesma forma, o servidor público tem que assumir o compromisso de promover a igualdade social, Tem que lutar pra conseguir promover mais empregos a sociedade, de desenvolver a cidadania, exercendo a democracia. Estando preparado para pôr em prática políticas que beneficiem o país e a comunidade a nível social, econômico e político.
O funcionalismo público e seus servidores devem primar pela questão de igualdade, isso é uma questão chave para o bom funcionamento, pois a falta disso é que eleva a níveis tão ineficazes. Na própria Constituição Federal diz que o serviço público deve caracterizar-se pela impessoalidade. Que todos são iguais no sentido em que todos têm o mesmo valor como pessoas morais