A O DE PRESTA O DE CONTAS
Melissa, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado na Rua..., nº..., bairro..., na cidade de Florianópolis – SC, portadora do CPF sob n. ... e inscrita no RG sob n. ..., vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência por meio de sua procuradora devidamente constituída (mandato anexo), com endereço profissional na Rua... , nº..., bairro..., na cidade de ... – ... propor
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, com fulcro nos arts. 914 e seguintes do CPC
Contra Pedro, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado na Rua..., nº..., bairro..., na cidade de Belo Horizonte – MG, portador do CPF sob n. ... e inscrito no RG sob n. ...
DOS FATOS
A autora fez uma viagem pelo período de um ano ao exterior e, devido a isso constituiu o réu como seu procurador, conferindo-lhe poderes gerais para representa-la nos atos da vida civil no prazo de sua viagem.
Ao retornar para o Brasil, a autora procurou o réu a fim de verificar como as coisas estavam na sua ausência, sendo que este, desde logo prontificou com gentileza que não teria usado a procuração pedindo pra que a autora ficasse tranquila, que nada havia ocorrido no período em questão.
Ocorre que, ao ir ao banco e verificar sua conta, a autora assustadoramente percebeu que sua conta com saldo credor antes da sua viagem de R$50.000,00, estava com saldo negativo no valor de R$ 150.000,00, eis que a conta havia sido movimentada por Pedro, durante o mandato.
Destra forma, a autora tão logo procurou o réu para lhe dar explicações, porém este vem se esquivando de lhe mostrar a demonstração das despesas pagas no período de sua ausência. Assim, não restou outra alternativa senão a busca por meio do judiciário para que a autora tenha seu direito de obter a prestação das contas no prazo do mandato conferido ao réu, sendo que este nega-se em fazê-la.
DOS FUNDAMENTOS
Conforme se depreende do art. 668 do