A l ngua inglesa no contexto mundial II
Alguns fatores são determinantes no seu aprendizado e em qualquer outro estudo, como a motivação, a perseverança e a constante revisão/atualização dos conhecimentos já adquiridos.
Uma excelente ferramenta que favorece o aprendizado da língua, e ainda contribui mais especificamente para a leitura e interpretação de textos em língua inglesa é a modalidade chamada de inglês instrumental. Esta foi desenvolvida com o intuito de atender ao aluno em suas necessidades específicas, ou seja, é um instrumento de aprendizagem de inglês para finalidades especificas. Segundo Souza et al. (2005), é preciso ter uma construção de significados, de sentidos, relacionando a informação nova obtida ao conhecimento adquirido. E mediante isso são vários os níveis de conhecimento: linguístico, textual, prévio e estratégico.
Assim a leitura de textos contribui para isso, já que abrange uma diversificada gama de informações estruturais, além de discursos diversos também. Sendo que o inglês instrumental pode abranger outras habilidades que não só a leitura, mas também a escrita (writing).
A aplicação do instrumental pode ocorrer em diferentes lugares, como por exemplo leitura de textos por pessoas que cursam mestrado ou doutorado. Há ainda, o aprendizado das primeiras noções de inglês instrumental que são através de afixos: prefixos e sufixos, marcadores do discurso e cognatos.
Por tudo isso, observa-se que a leitura é um diferencial no inglês para direcionar um aprendizado adequado, e contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades na língua inglesa. E o inglês instrumental está atualmente amplamente difundido no mundo, já que proporciona além de aprendizado oportunidades em diferentes meios acadêmicos, empresariais e outros.