Relações humanas e etica no trabalho
PROFISSIONAL -
© Copyright -Todos os direitos reservados.
A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610).
www.bravacursos.com.br - Nº 1 em Cursos On-Line - © Copyright - Todos os direitos reservados.
A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA
A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos afeta decisivamente todos os aspectos da nossa vida: a forma como agimos no trabalho, nas relações interpessoais, no amor e no sexo; nossos comportamentos como pais e nossas reações aos acontecimentos cotidianos. Todas as dificuldades psicológicas – ansiedade, depressão, medo da intimidade e do sucesso, deficiências de aprendizagem e de desempenho no trabalho, disfunções sexuais, etc. - estão relacionadas com a auto-estima negativa. De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos.
Quanto maior a nossa auto-estima, maior a probabilidade de sermos criativos e ambiciosos em termos das experiências que esperamos viver e mais possibilidades teremos de manter relações saudáveis em vez de destrutivas. Maior também será nossa possibilidade de lidar com as adversidades da vida e de tratar os outros e a nós mesmos com benevolência e boa vontade. É a auto-estima elevada que nos permite sentir alegria pelo simples fato de existirmos, de estarmos vivos. Auto-conhecimento é conhecer as partes que compõem o eu, quais são suas manifestações, necessidades e habilidades. É conhecer o porque e como atua e sente a pessoa. Ao conhecer todos os seus elementos, que logicamente não funcionam separadamente, mas que se entrelaçam para se apoiarem um no outro, a pessoa poderá ter uma personalidade forte e unificada. Se uma dessas partes funcionam de maneira deficiente as outras se verão afetadas e sua personalidade poderá ser débil e dividida, com sentimentos de ineficiência e desvalorização.
Auto-conceito é a percepção, consciente e inconsciente, de quem